terça-feira, 16 de novembro de 2010

Analise de um desfile

http://vimeo.com/9383843

Alexander Mcqueen foi um talentoso estilista inglês, considerado um dos gênios da moda contemporânea. Imprimia seu senso único de ousadia à moda mundial e influenciou uma geração de designers. Sua imaginação era brilhante, não conhecia limites, e trazia criações extraordinárias coleção apos coleção.  Seus  desfiles eram sempre teatrais e marcantes, como o Plato’s Atlantis  (Atlântida de Platão) da coleção primavera/verão de 2010.
A lenda da Atlântida de Platao é conhecida tanto dos historiadores e arqueólogos como dos leitores curiosos. Conta-se que a Atlântida era uma ilha localizada "além dos Pilares de Hércules" cujos habitantes eram sábios e portadores de grandes riquezas. No entanto, esse mundo perfeito sofreu um revés. Zeus, um dos principais deuses gregos da Antiguidade, ficou enfurecido ao constatar que os habitantes da ilha se tornaram perversos e gananciosos, e fez com que ela desaparecesse em meio a terremotos e tempestades.
Conforme narra Platão, a Atlântida era uma ilha gigante - maior que a Ásia Menor e a Líbia juntas (ou seja, a parte asiática da Turquia e uma parte da porção norte da África). Estava localizada além do atual Estreito de Gibraltar, conhecido então por Pilares de Hércules. Ainda segundo o filósofo, os ambiciosos habitantes da Atlântida chegaram a conquistar grandes territórios da Europa e da África, até serem derrotados pelos atenienses e seus aliados, antes da tragédia encomendada pelos deuses. A lenda foi usada por Platão em dois de seus escritos, Crítias e Timeu, para descrever uma sociedade ideal, destruída em razão de seus próprios vícios. Ou seja, era um modelo para inspirar os cidadãos atenienses de sua época. A história, contada por meio de um diálogo entre Crítias e Sócrates, filósofo grego de quem o próprio Platão havia sido discípulo, espalhou-se pelo mundo árabe e, séculos mais tarde, foi recuperada no Ocidente.

O desfile começa com um video de uma mulher nua se contorcendo na areia, com serpentes pelo corpo. Na passarela Duas cameras que pareciam aliens deslizavam pela passarela projetando imagens das modelos e da platéia numa tela gigantesca que servia como pano de fundo, dando a impressão de estar no imenso laboratório futuristico.
Ele nos apresenta mulheres mutantes. A primeira série de looks é composta de estampas caledoscópicas, cheio de padrões animais e texturas orgânicas. As cores desse primeiro bloco sao marrom, verde, amarelo, laranja, dourado e bronze.
Já a segunda série representa a descida ao mar profundo onde as peças sao fluídas como água e as modelos se transformam criaturas marinhas com visual mais alienígena, com penteados altos e maquiagem com implantes no rosto que mostra a mulher sofrendo essa mutação.

Sem comentários:

Enviar um comentário